Se você, que pretende instalar um sistema fotovoltaico, já ouviu a seguinte frase: “Pode ficar tranquilo que esse telhado aguenta o peso.”, tome cuidado. O seu telhado pode até não ser de vidro, mas não é toda carga que ele suporta.

Em um projeto de sistema fotovoltaico, o Engenheiro Eletricista é o responsável técnico pelo dimensionamento, pela especificação dos equipamentos, pela proteção do sistema e pelas conexões elétricas, porém ele não é capaz de atestar a capacidade estrutural de um telhado para suportar a carga dos módulos, dos cabos, das estruturas e, em alguns casos, dos microinversores.

Essa verificação estrutural é extremamente importante, para que não tenhamos mais cenas como as mostradas abaixo. Cada dia mais recorrentes, devido à falta de informação ou à má fé de alguns integradores de sistemas fotovoltaicos, somente nos seis primeiros meses de 2019, quatro telhados com módulos instalados no sistema de cobertura desabaram e um sistema foi deslocado pelo vento.


E o que fazer para que isso não aconteça?

De acordo com o Engenheiro Civil Especialista em Cálculo Estrutural da Latini Engenharia, Gustavo Latini, “Toda edificação, onde implantamos algum equipamento não previsto em projeto, deve ser avaliada por um Engenheiro Estrutural”. De acordo com o Engº Gustavo Latini o Laudo Técnico Estrutural deverá seguir as Normas Técnicas:

  • ABNT NBR 8800:2008 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios;
  • ABNT NBR 6120:1980 – Cargas para o cálculo de estruturas de edificações;
  • ABNT NBR 6123:1988 – Forças devidas ao vento em edificações;
  • ABNT NBR 6118:2014 – Projeto de estruturas de concreto — Procedimento

Essas Normas garantirão, na análise estrutural, a capacidade da estrutura para suportar as cargas gravitacionais e as cargas de vento adicionadas pelo sistema fotovoltaico. Caso a estrutura não suporte estas cargas, o Engenheiro, Responsável Técnico pelo estudo, deverá informar como serão feitos os reforços. A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) por este laudo deverá ser registrada junto ao CREA do Estado onde o sistema for instalado, assegurando ao proprietário do imóvel e à sociedade que essas atividades técnicas foram realizadas por um profissional habilitado

E a GALT já faz isso?

A GALT Energia já adota essa prática em projetos, como o sistema fotovoltaico instalado na AUTOPATOS Caminhões e Ônibus, em que reforços foram instalados, conforme imagem abaixo, para que o telhado suportasse a carga aproximada de 4 toneladas composta por 126 módulos, estruturas e cabos.

Consulte-nos e instale um sistema fotovoltaico sem colocar o seu patrimônio em risco.


Colaboração: Gustavo Latini da Latini Engenharia