Na semana passada, publicamos um quiz perguntando, dentre uma lista com capitais de estados de cada uma das regiões brasileiras, qual era aquela que tinha a maior irradiação solar. As opções eram:
- Manaus, no estado do Amazonas, região Norte
- São Luís, no estado do Maranhão, região Nordeste
- Cuiabá, no estado do Mato Grasso, região Centro Oeste
- Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, região Sudeste
- Florianópolis, no estado de Santa Catarina, região Sul
As respostas dos participantes do quiz foram:
Resposta
Fizemos uma pesquisa em uma das principais fontes de dados de irradiação solar, o SWERA, parceria do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) com o NREL (Laboratório Nacional de Energias Renováveis – EUA). O resultado pode ser conferido na tabela e gráfico abaixo:
Como se pode observar, o resultado não é tão obvio. A maior parte dos participantes do quiz imaginou que a posição geográfica mais próxima da linha do Equador ou as altas temperaturas médias de cidades como Manaus, São Luís e Cuiabá, favoreceria a irradiação solar nestes locais. No entanto, nestes lugares há grande incidência de chuvas, o que atrapalha a absorção da radiação solar devido às sombras das nuvens nos dias nublados e chuvosos. E Florianópolis, apesar de ser uma cidade litorânea com grande insolação durante o verão, tem a sua média de irradiação solar mais baixa devido ao período curto de sol nos dias de inverno por estar mais ao sul do País.
Portanto, Belo Horizonte é uma das capitais mais ensolaradas do Brasil e propícia à geração fotovoltaica.