A aposta de 100 dias e de 50 milhões de Elon Musk

As interrupções não-programadas no fornecimento de energia não acontecem apenas no Brasil, por exemplo, em dias chuvosos. A Austrália Meridional estava tendo problemas recorrentes com blackouts devido a grande demanda de energia da população em alguns horários. Para resolver esse problema, uma solução rápida e limpa seria instalar um sistema capaz de armazenar energia suprindo os picos de demanda em determinados períodos. E como isso foi possível na Austrália? Apostando!

Em Março deste ano, Elon Musk, um visionário no mercado de energias renováveis, apostou, conforme os tweets abaixo, com Mike Cannon-Brookes, um bilionário Australiano da Atlassian, que resolveria o problema instalando o maior banco de baterias de Lítio do mundo em apenas 100 dias, caso contrário o sistema de aproximadamente 50 milhões de dolares seria entregue de graça pela Tesla, empresa de Elon Musk. E sabe o que aconteceu?

Acreditem, a aposta foi cumprida! Elon Musk recebeu o contrato assinado no final de setembro deste ano e o banco de baterias localizado no parque eólico de Neon’s Hornsdale, perto de Jamestown, já está em funcionamento. Este sistema de armazenamento de 100 MW abastecerá 8.000 casas por um período de 24 horas ou 30.000 casas por uma hora durante um apagão, e será fundamental para a regularização do abastecimento de energia conforme destaca o premier Jay Weatherill: “A maior bateria de íon-lítio será importante para o nossa mescla de energia e mostra que a Austrália Meridional será líder em energia renovável armazenada. Um enorme esforço foi realizado para que esse projeto fosse entregue em tão pouco tempo”.

Esta também poderia ser uma solução adotada para suprir a necessidade de energia em áreas isoladas aqui no Brasil, porém ainda faltam incentivos, como este, e interesse público.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados