Com a Resolução Normativa da Aneel nº 878/2020, publicada em 24/03/2020, a CEMIG poderá emitir as faturas de energia considerando a média do consumo dos últimos 12 meses.
Em contribuição às ações para evitar a propagação do coronavírus, a distribuidora de energia já diminuiu a visita de leituristas às residências e aos estabelecimentos, bem como buscou alternativas para reduzir a jornada de trabalho destes profissionais, de modo que muitas faturas de energia (populares “conta de luz”) foram estimadas com base no consumo médio, conforme autorizado pela Aneel. Eventuais variações, para mais ou para menos, serão corrigidas assim que for possível o faturamento pelos valores de registro dos medidores.
Alternativa
Como alternativa, os clientes poderão optar por informar os números registrados nos medidores através dos canais de atendimento: www.cemig.com.br, aplicativo para smartphone “Cemig Atende” ou mensagem de texto para 29810. É necessário que o cliente verifique a data da próxima leitura em sua “conta de luz”, conforme imagem abaixo, e envie a leitura com 5 a 3 dias de antecedência. Os números registrados no medidor devem ser anotados pelo cliente. Caso o ponteiro esteja entre dois números, o menor deve ser considerado.

A CEMIG ainda informa que o serviço de entrega das contas, considerado essencial, continua ocorrendo normalmente, mas recomendam, como mais uma oportunidade de contribuir para o enfrentamento da crise, que os clientes, à medida do possível, façam a opção pela fatura por e-mail no site ou aplicativo para smartphone.
Para consumidores com geração
Para os consumidores que possuem usinas fotovoltaicas, por exemplo, a medição só pode ser feita pelo site https://atende.cemig.com.br/ ou pelo aplicativo para celular (APP). No site ou no APP, você vai fazer seu login, acessar a instalação onde está localizada a usina. O número da instalação está no cabeçalho da fatura de energia, conforme imagem abaixo:

Após acessar a instalação, você vai entrar na seção de “Mini / Micro Geração Distribuída”:

Depois clicar em “Informar Leitura GD”:

Nesta página você informará as leituras de energia consumida e energia injetada na rede da CEMIG, e depois clicar em enviar, conforme imagem abaixo.

Atenção! A Energia injetada é o valor registrado no medidor da CEMIG, conforme ilustrado abaixo:

Previsão de regularização das leituras
Ainda não há previsão de regularização das leituras, mas a Cemig se compromete a manter seus clientes atualizados em caso de alterações nos procedimentos de leitura e entrega de contas.
Fonte: Resolução 878/2020 ANEEL, Cemig Atende, e adaptado CEMIG