Brasil atingiu a marca de 30 mil usinas de geração distribuída

O Brasil ultrapassou a marca de 30 mil conexões de micro e minigeração distribuída. Hoje há 30.814 usinas, que atendem a 43.521 unidades consumidoras no País e possuem potência reunida de 368 megawatts.

A fonte mais utilizada pelos consumidores geradores é a solar fotovoltaica, com 30.619 adesões, seguida pela geração térmica, com 91 instalações e depois pela eólica, com 56 instalações. A fonte com maior potência instalada também é a solar, com 284,8 MW, seguido pela cogeração, com 43,4 MW

O número de unidades consumidores que apenas recebe créditos das unidades geradoras também vem crescendo muito. Um destaque é a cogeração, tem tem apenas 48 unidades geradoras e 6798 unidades que recebem créditos de energia. É um mercado forte para cooperativas e seus cooperados, que aproveitam rejeitos de origem na agricultura e pecuária e recebem créditos na forma de energia.

O estado com o maior número de micro e minigeradores é Minas Gerais (6.235 conexões), seguido de perto por São Paulo (5.839) e o terceiro lugar com Rio Grande do Sul (3.683). No quesito potência instalada, Minas Gerais domina com 99,7 MW, seguido por Rio Grande do Sul, com 45,6 MW.

Para avaliar esse e outros avanços, a Aneel promoverá nos dias 20 e 21 de junho, um seminário internacional sobre o tema. Assista à transmissão ao vivo, a partir das 9h, no canal do Youtube da Aneel.

Tem interesse em aderir? Fale conosco!


Fonte: Facebook Aneel

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados