De acordo com uma matéria veiculada no site G1, um consumidor no estado do Sergipe conseguiu reduzir sua conta de energia em 98,5% após a instalação de um sistema de microgeração distribuída composto por placas solares. O sistema foi implantado no telhado do supermercado de José Augusto Silva, na cidade de Nossa Senhora do Socorro, na grande Aracaju.
O consumo de energia do estabelecimento no mês de junho gerou uma fatura com valor de R$1.120,24. Já no mês de agosto, com auxílio da geração de energia do sistema fotovoltaico, a despesa caiu para R$17,30. Essa redução foi alcançada após a instalação de um sistema com 40 painéis fotovoltaicos, totalizando uma potência instalada de mais de 10kW. Com essa potência é possível gerar aproximadamente 2.000 kWh por mês, mais do que suficiente para suportar o supermercado de Silva.
Investimento que se paga sozinho
O investimento em um sistema do porte do supermercado de Silva é da ordem de 65 mil reais e irá se pagar no prazo de cinco a seis anos. Para atender uma residência com dois moradores, seria necessário investir em um projeto bem mais barato, a partir de 15 mil reais. Após o prazo do retorno do investimento, o sistema ainda funciona por 20 anos gerando energia e reduzindo as despesas domésticas.
A GALT Energia tem soluções de sistemas fotovoltaicos sob medida para as necessidades da sua residência, condomínio, comércio ou industria. Entre em contato conosco para solicitar uma proposta.
Crédito da imagem: Fábio Veríssimo. Fonte: G1