Entenda como funcionam os inversores e o motivo deles serem primordiais na geração fotovoltaica

Os inversores de energia solar apresentam um papel fundamental na distribuição da energia e na segurança do imóvel consumidor. O sistema é responsável por receber dos painéis e módulos  a energia em forma de corrente contínua e convertê-la posteriormente em corrente alternada de acordo com a rede elétrica.

Esses aparelhos são essenciais em se tratando da distribuição da energia gerada, visto que atualmente os eletrodomésticos e aparelhos consumidores de energia são majoritariamente criados para serem utilizados em corrente alternada o que faz-se necessário a utilização dos inversores.

Atualmente, temos no mercado dois tipos de inversores, dentre eles estão os chamados off-grid (autônomo) e on-grid (integrado à rede pública).

O inversor autônomo tem a função de fornecer energia diretamente às cargas e às baterias do sistema, e por esse motivo estão desconectados da rede pública. Nesses casos, é necessária atenção, pois caso o aparelho seja utilizado de forma indevida, sendo ligado a rede da distribuidora, poderá causar danos consideráveis aos equipamentos e à rede do imóvel. 

o inversor on-grid podemos chamá-lo de inversor interativo, pois o mesmo realiza a inversão das correntes contínuas e alternadas tornando possível a sua utilização, até mesmo em sistemas híbridos, ligados diretamente na rede pública. Além de atuar na otimização da geração e da conversão de energia, esses inversores atuam diretamente na segurança do sistema, monitorando-o e desativando em caso de falhas na rede.

Podemos concluir que umas das maiores diferenças entre os tipos de inversores se dá no fato em que o inversor autônomo alimenta diretamente as cargas do imóvel e das baterias – tornando possível apenas o consumo local, enquanto o inversor integrado à rede foi criado para alimentar a unidade local e também a rede de distribuição pública.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando para mais informações sobre o mercado fotovoltaico!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados